Mato Grosso, Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024     
Novo Portal
Defesa da biodiversidade e do povo do Araguaia é ressaltado na abertura do Festival
Defesa da biodiversidade e do povo do Araguaia é ressaltado na abertura do Festival
20/08/2004 00:59:43
por Coordenadoria de Comunicação Social
As praias do Araguaia
As praias do Araguaia

Teve início na noite desta quinta-feira(19/08) em Luciara , município situado na região nordeste de Mato Grosso,o II Festival das Águas de Mato Grosso, o primeiro Águas do Araguaia.O evento realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio da pró-reitoria de Extensão e Cultura tem como objetivo promover a fomentação de propostas de políticas públicas para a conservação dos recursos hídricos , bem como revitalizar e valorizar a cultura mato-grossense

No palco central do evento, instalado à margem esquerda do Rio Araguaia, o reitor, Taisir Karim, e representantes da administração superior da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, juntamente com o secretário de desenvolvimento sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, autoridades locais e o Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, D. Pedro Casaldáliga, realizaram a abertura do festival

Em falas que destacavam a importâncias da fomentação de uma proposta de desenvolvimento com respeito à diversidade étnica, cultural e ambiental, os representantes da administração universitária, governo federal e municipal e movimentos sociais fizeram um alerta a população para o avanço da degradação ambiental caracterizada pela prática da queimada, monocultura e da pesca predatória . “Esse festival não é um festival festivo, mas um festival do compromisso, um festival militante”, pontou D. Pedro Casaldáliga durante a sua fala na abertura do evento. Em uma citação aos conflitos de terra na região do Posto da Mata, povoado do Alto Boa Vista, envolvendo entre fazendeiros, posseiros e índios, D. Pedro deu as boas vindas ao povo xavante que estão retornando às suas terras.

Para Taisir Karim o festival se concretiza como uma forma de interação com os problemas vivenciados pela população mato-grossense. “Precisamos ter coragem para dialogarmos com a sociedade e juntos buscarmos soluções para os problemas sociais e ambientais”

Com a Mística das Águas apresentada pelo Grupo Raízes, formado por jovens da comunidade Cristo Trabalhador em Cáceres, foi dado início ao Festival das Águas de Mato Grosso – Águas do Araguaia. Em seguida, a nação karajá representada pelo índio Luiz Mauri, aluno do Campus Universitário Médio Araguaia Luiz realizou o ritual de lavagem das mãos que simbolizou o compromisso das autoridades universitárias, governamentais e entidades sociais com a conservação da biodiversidade do Araguaia e a defesa de seu povo.

Apresentações culturais executadas pela comunidade karajá da Aldeia Santa Isabel do Morro, apresentaram a dança social Inã Ixé. Outras performances culturais como a dança Maculelê, apresentada pelo grupo de capoeira do município de Porto Alegre do Norte; Terra e Água, da Escola de Luciara; e o grupos Guató , projeto de extensão da Unemat, e Evangelizando na Cultura, da Paróquia Cristo Trabalhador de Cáceres abrilhantaram a primeira noite do festival.

Encerrando a primeira noite do evento os cantores e compositores Roberto Malvezi, Bernone Jardim e Marcelo Ortiz apresentaram a população da região do baixo Araguaia suas poesias e canções.

O Festival das Águas de Mato Grosso- Águas do Araguaia é uma realização da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em parceria com o Fórum de Luta das Entidades de Cáceres, FLEC , Ministério do Meio Ambiente , MMA, Prelazia de São Feliz do Araguaia e Fórum Mato-grossense de Ambiente e Desenvolvimento , Formad.

Fruto da proposta conjunta da Universidade , governo federal e movimentos sociais , nesta segunda edição o evento recebe o apoio da Brasil Telecom; Prefeitura Municipal de Luciara; Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público- Sintep/ MT ; ICLMA / UFMT ; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama ; Fundação Estadual do Meio Ambiente- Fema/MT e da organização não governamental WWF

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24703 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada